Entretenimento

Museu de Arte do Rio com exposição sobre muralista Paulo Werneck

Imagem ilustrativa da imagem Museu de Arte do Rio com exposição sobre muralista Paulo Werneck
|  Foto: Pedro Conforte
Museu vai funcionar no sábado e domingo de carnaval. Foto: Pedro Conforte

O Museu de Arte do Rio (MAR) recebeu nesta quinta-feira (11) a mostra inédita Paulo Werneck - Murais para o Rio, que vai ocupar uma das galerias do museu até o mês de agosto. Como medida de prevenção ao novo coronavírus, o visitante terá a temperatura aferida e será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos.

Com curadoria de Claudia Saldanha, doutora em artes, professora e gestora cultural, e Marcelo Campos, curador-chefe do MAR, a mostra traz à tona a trajetória do artista carioca por meio de projetos de murais para edifícios públicos e privados da cidade.

Mostra fica no MAR até agosto. Foto: Divulgação

A mostra lança luz sobre a obra do pioneiro da atividade mural no país. Reunindo aspectos importantes da trajetória de Werneck (1907-1987), como as atividades de ilustrador e artista gráfico, a individual apresenta estudos preparatórios para painéis executados em mosaico, além de ilustrações, objetos e alguns documentos históricos.

O acervo com 150 itens agrega projetos por afinidades estéticas, revelando um variado repertório de composições figurativas, abstratas e geométricas. Além da nova exposição, o público também poderá visitar “Casa Carioca”, “Aline Motta: memória, viagem e água” e “Rua!”.

De acordo com Marcelo Campos, curador-geral da instituição, Paulo Werneck foi um importante muralista, que atuou junto a arquitetos de renome, entre os quais Oscar Niemeyer. São de autoria dele projetos como o prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), localizado na região central do Rio.

“É um muralista a quem o museu se dedicou a estudar, junto com a neta dele, Claudia Saldanha, curadora da mostra conosco. E nós começamos a perceber que em vários lugares da cidade temos murais de Paulo Werneck e, muitas vezes, não sabemos. Ao lado da Candelária, temos um mural feito originalmente para o Banco Boavista”, disse campos.

Ainda de acordo com Campos, a exposição objetiva também revelar à população que a cidade tem obras de arte pelas ruas que nem todo mundo percebe.

As salas estarão abertas de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h. Os ingressos, no valor de R$ 20 (inteira), devem ser adquiridos no site do museu ou diretamente na bilheteria, das 10h às 17h. O museu vai funcionar no sábado e no domingo de carnaval e depois volta a funcionar na quinta-feira.

Com Agência Brasil

< Caso de Covid-19 provoca alteração na convocação da Seleção feminina Comércio do Rio tem queda de 15% nas vendas em janeiro <